Tudo o que você precisa saber sobre score de crédito

Você também pode ouvir esse texto! Experimente:

Aqueles que buscam por um empréstimo ou já precisaram pedir uma ajudinha desse tipo certamente já ouviram sobre score de crédito. É fácil saber o quão importante ele é nesses casos, mas entender o que ele significa e como pode influenciar na nossa situação financeira não é uma tarefa tão simples. Por isso, separamos 6 informações que você precisa saber sobre esse tema! Olha só:

1- O que é score de crédito?

Como o próprio nome - em inglês - já diz, ele é uma pontuação usada pelas instituições financeiras para definir o perfil dos consumidores antes de fornecer qualquer tipo de crédito. Os pontos do score variam de 0 a 1000 e são calculados a partir da análise de alguns itens, como: – registros no SPC e Serasa; – idade; – renda; – estado civil; Com essas informações, a instituição financeira determina o seu perfil de pagador. Quanto mais alto for o valor calculado, melhor será para o seu currículo financeiro. Por outro lado, a baixa pontuação significa que seu índice de inadimplência – a chance de você dar calote em quem está te concedendo o crédito – é alto.

2 - Quando vou precisar do score de crédito?

O score de crédito é consultado pelas instituições financeiras para liberar um empréstimo ou financiamento. Afinal, quem quer correr o risco de emprestar dinheiro para alguém que provavelmente não vai conseguir pagar? Então, se você não tem uma pontuação atrativa, dificilmente conseguirá a liberação do crédito. E mais: quando consegue, provavelmente terá de pagar caro por isso, já que o risco de não quitar a dívida é alto.

3 - Quero saber o meu score!

Atualmente, muitos sites possibilitam o seu acesso, como o Serasa Score e o consultor do Boa Vista SCPC. Eles exigem um cadastro e, com base em seus dados pessoais, analisam o pagamento de contas em dia, o histórico de dívidas negativadas, a frequência de busca por crédito no mercado e os dados cadastrais atualizados. Outros portais também oferecem o serviço, mas cobram por isso, então fique atento! É legal conhecer esse dado para entender por que está difícil conseguir um empréstimo e também monitorar eventuais pendências. Se o seu score caiu sem motivo aparente, pode ser que você tenha se esquecido de pagar alguma dívida.

4 - Dá para melhorar o score?

O score não é uma nota fixa e, por isso, algumas ações podem melhorá-lo. Quitar as dívidas, pagar as contas em dia, comprovar renda e atualizar seus dados no Serasa ajudam a aumentar essa avaliação. Mas é muito importante tomar essas medidas antes de procurar um empréstimo, já que o score não muda instantaneamente - é preciso contar com o tempinho de transição.

5 - Então o score não muda em “tempo real”?

Mesmo quem arrumou o orçamento e se livrou das pendências vai demorar um pouco para ter uma pontuação melhor. Isso acontece porque ela não é apenas uma foto do momento do consumidor, mas também um registro do histórico de pontualidade. Além de sair da inadimplência, você precisa permanecer com as contas em dia!

6 - Score alto é sinônimo de oferta de crédito?

Um score alto aumenta as chances de conseguir empréstimos e financiamentos, mas ele não é o único fator que é levado em consideração. Cada instituição financeira usa outros critérios próprios - com a mesma pontuação, você pode conseguir empréstimo em uma instituição, mas ser recusado em outra.

Preocupar-se com o seu score de crédito é preocupar-se com a imagem com que você é visto pelas instituições financeiras. Por isso, é ideal sempre se atentar ao seu orçamento e à pontualidade dos pagamentos!

Equipe Just :)

Tirando todas as suas dúvidas sobre empréstimo pessoal