Dicas e Finanças

Site falso: 5 dicas para identificá-lo e não cair em golpes

Publicado em:

Pessoa mexendo em um notebook

A internet trouxe muito mais praticidade para o dia a dia. Conversar com pessoas do outro lado do mundo, fazer compras e até transações bancárias online e em apenas um clique.

No entanto, com todo bônus vem o ônus. Os sites estão sujeitos a falsificações, além da possibilidade de servirem para a aplicação de golpes. Por isso, é muito importante saber como identificar se o site que você está acessando é realmente seguro.

Neste artigo você pode conferir 5 dicas valiosas sobre segurança online, para não ter mais dúvidas sobre o assunto e poder navegar tranquilamente pelo mundo da internet.

1. Confira o endereço do site

Este é o primeiro passo que você deve seguir para saber se o site é de fato confiável. Sempre veja se o nome da empresa, estabelecimento ou instituição financeira corresponde ao que aparece no endereço do site, conhecido como URL. No caso da Just, nossa URL é www.justonline.com.br.

É muito comum que algumas letras sejam sutilmente trocadas para que o endereço do site falso não seja identificado por quem o acessa, como em www.just0nline.com.br. Consegue perceber a diferença? No lugar da letra “o” foi inserido o número “0”. Por isso, sempre confira com muita atenção.

Também é preciso verificar a extensão do site - que é o que vem depois do domínio, “.com.br” no caso da Just -. Geralmente, URLs com o final .com.br, .org e .edu tendem a ser mais seguros do que .net ou .biz, já que são extensões mais comuns e com maior credibilidade.

→ Leia também sobre: O que é Internet Banking?

2. Confirme se a conexão é segura

Esta é uma etapa muito importante na hora de saber se o acesso é realmente seguro, principalmente em sites que solicitam dados pessoais, como o de instituições financeiras, que obrigatoriamente precisam oferecer segurança.

Para isto, é necessário que os endereços sigam o protocolo HTTPS, ou seja, que tenham no início da URL o texto https:// e acompanhem um pequeno cadeado, que ao ser clicado, mostra a confirmação de segurança com a mensagem “a conexão é segura”. O site da Just é um exemplo disso, é só conferir ali no navegador!

3. Verifique os selos de segurança

Além de apresentarem o protocolo HTTPS, os sites 100% confiáveis também contam com certificados ou selos de segurança que, como o nome indica, são certificações emitidas por empresas especializadas em segurança na internet. Alguns exemplos são: McAfee, Google Trusted Store e Norton.

Este certificados são exibidos como imagem no próprio site. Para saber a autenticidade do mesmo, é só clicar na imagem e verificar se isso te redireciona para o site da empresa que o emitiu. Normalmente, selos falsos são apenas imagens não clicáveis.

4. Desconfie de anúncios invasivos

Outra dica importante é observar a quantidade de anúncios. Se a página apresentar muitos banners e pop-ups, normalmente invasivos, anunciando produtos muito baratos, desconfie.

Estes anúncios podem ser fonte de vírus para o seu computador ou uma maneira de conseguir acessar os seus dados. Por via das dúvidas, sempre que isto aparecer em uma página que você está navegando, feche imediatamente para cortar a conexão.

5. Faça uma busca no Google

Se mesmo depois de todas essas dicas você ainda não estiver 100% seguro de que o site é confiável, faça uma pesquisa no Google. O ranking da busca na plataforma é alimentado através das reputações dos sites. Por isso, links que não são seguros geralmente não aparecem no topo da lista.

Faça a pesquisa e confira os resultados da busca. No entanto, também fique atento aos anúncios patrocinados, que ficam no topo e apresentam o texto “Anúncio”, afinal muitos golpistas utilizam dessa forma para obterem visibilidade.

Também pesquise sobre a empresa em sites como o Reclame Aqui, onde é possível encontrar depoimentos de outras pessoas que já tiveram alguma experiência com a empresa que você está buscando.

Se você gostou dessas dicas e quer saber mais sobre segurança na Internet, acesse e confira nossa página de segurança 😉

Just Explica

Dicas e informações sobre Empréstimo e Finanças!