A Just não solicita nenhum tipo de pagamento antecipado para empréstimos. Confira nossas dicas de Segurança e se tiver qualquer dúvida, entre em Contato.
Crédito

Saiba como funciona o empréstimo com garantia de veículo

Publicado em:

saiba-como-funciona-o-credito-com-veiculo-em-garantia

Existem diversas modalidades de crédito no mercado, uma delas é o empréstimo com garantia de veículo — também chamado de crédito com veículo em garantia ou refinanciamento de veículo. É um recurso que não é tão conhecido no mercado, por isso muita gente fica em dúvida sobre ser uma boa alternativa ou não.

De forma resumida, é um tipo de empréstimo no qual o titular oferece seu carro, caminhão, moto etc., como garantia à instituição financeira a fim de conseguir um valor mais alto e juros menores, buscando não comprometer uma grande parcela do seu orçamento.

Descubra como funciona o empréstimo com garantia de veículo e em quais situações ele pode ser seu aliado.

Como contratar um crédito com veículo em garantia?

O processo é um pouco diferente do que é feito em outras modalidades de crédito. Primeiro, é preciso fazer uma simulação, que, dependendo da instituição, pode ser realizada pessoalmente ou online. Se as condições agradarem você, é só preencher os dados necessários e seguir com a contratação.

A segunda etapa é a análise de crédito, que permite que a instituição verifique a sua situação financeira para saber se realmente você vai conseguir quitar as parcelas dentro das condições indicadas.

Caso seja aprovado, agora vem a análise jurídica e vistoria. Esse passo é muito importante para saber se o bem não está relacionado a alguma dívida, como multa ou financiamento. Além disso, é feita uma avaliação da estrutura do veículo para garantir que está em boas condições.

Para finalizar o processo, é realizada a assinatura do contrato e a transferência do bem para a instituição por meio da alienação fiduciária. Apesar de pouco conhecida por quem ainda não fez esse tipo de empréstimo, a alienação fiduciária é o termo usado para se referir ao processo de passar uma propriedade (imóvel ou veículo) para o credor como garantia de que o empréstimo será quitado.

Pronto! O dinheiro é liberado na sua conta de acordo com o tempo dado pela instituição em que o contrato foi feito. Você pode continuar usando o veículo normalmente e, quando o empréstimo for pago, o bem sai da alienação e volta para o seu nome.

Documentos necessários

Para fazer a contratação do crédito, é necessário apresentar os seguintes documentos:

  • Certificado de Registro Nacional (CRV) do veículo;
  • Comprovante de renda;
  • Comprovante de residência;
  • Documento Único de Transferência (DUT) do veículo;
  • RG e CPF ou carteira de habilitação.

Vantagens

Como nesse tipo de empréstimo você dá uma garantia física, é possível ter algumas vantagens que podem beneficiá-lo. Entre as mais interessantes estão a possibilidade de solicitar crédito de até 90% do valor do seu veículo - dependendo da instituição -, além de conseguir taxas e prazos menores e mais negociáveis por conta do carro ser oferecido como garantia.

Outro ponto positivo do crédito com veículo em garantia é que a burocracia é menor em relação a outros tipos de empréstimos. Além dos documentos necessários serem simples, algumas instituições ainda permitem que o pagamento das parcelas seja feito por meio do débito em conta.

Pontos de atenção

Antes de solicitar o empréstimo, verifique se o veículo realmente está em seu nome. Para que o valor seja ofertado pela instituição financeira, é necessário que o bem esteja no nome de quem vai receber o crédito.

Por esse ser um empréstimo em que o valor concedido é maior, também é preciso prestar ainda mais atenção na prestação das parcelas e ver se a quantia realmente cabe no seu bolso. Para você se organizar melhor, disponibilizamos uma planilha para ajudá-lo a colocar seu orçamento mensal na ponta do lápis.

Além disso, também é necessário ficar atento ao pagamento das parcelas. Caso alguma delas atrase, você tem um bem em seu nome em risco. Por isso, é muito importante deixar todas as prestações em dia!

O empréstimo com garantia de veículo é exclusivo para pagar dívidas?

A resposta é não. Essa modalidade de crédito é bastante flexível, ou seja, você pode usar o dinheiro liberado como quiser. Veja algumas possibilidades.

Investir no seu negócio

Uma forma de saber se esse tipo de empréstimo é bom para o seu negócio é considerar de que maneira o dinheiro será aplicado. Algumas utilizações trazem retornos breves (de curto de prazo), como o capital de giro. Ao aumentar o estoque de mercadorias, o resultado desse recurso fica visível em pouco tempo, seja no aumento das vendas, seja na continuidade do empreendimento.

Em contrapartida, alguns investimentos proporcionam retornos a longo prazo. A construção de um novo departamento ou loja costuma demorar meses até que comece a funcionar, ou seja, tanto a adaptação do negócio quanto as vendas ficarão abaixo do ideal por um tempo.

Por isso, é recomendado que investimentos de curto prazo sejam feitos com recursos de curto prazo. Ao passo que investimentos maiores devem ser financiados por linhas de crédito longas, para que o intervalo de pagamento fique alinhado ao tempo necessário para você colher os resultados desse investimento.

Aplicar nos seus estudos ou nos de quem você ama

O conhecimento é um dos recursos mais valiosos para ter uma carreira de sucesso. Profissionais que se capacitam regularmente têm maiores chances de conquistar novos cargos e funções nas empresas.

No entanto, tudo tem seu preço. Alguns cursos de especialização ou universidades custam caro, e nem sempre temos a quantia necessária para isso, por isso o empréstimo pode funcionar como um aliado.

Reformar a sua casa

Está a fim de ajustar algumas coisas em casa, mas não tem dinheiro sobrando ou não quer mexer nas suas economias? O empréstimo com garantia de veículo pode ser uma boa alternativa para fazer reformas no seu lar.

Você pode restaurar cômodos e estruturas ou fazer ampliações, como a construção de uma área de lazer com churrasqueira e piscina. Você tem liberdade para fazer o que bem quiser e deixar seu lar mais convidativo e aconchegante.

Fazer aquela viagem dos sonhos

Quem não precisa de um momento de descanso de vez em quando? Mas as férias podem custar mais do que gostaríamos. Um empréstimo pode ser uma boa opção para viajar e pagar as parcelas a médio ou longo prazo, sem sentir muito no bolso.

Além disso, é importante separar um tempo para programar o passeio com antecedência — você pode organizar e fechar sua viagem hoje para pegar a estrada ou avião daqui a alguns meses, por exemplo.

Lidar com despesas não planejadas

Certamente, a razão mais comum para solicitar um empréstimo com garantia de veículo é se você estiver passando por situações de urgência ou emergência.

Por exemplo, se você ou um familiar estiver com problemas de saúde e precisar de serviços urgentes, como exames, cirurgias e medicamentos que exigem pagamento imediato e podem prejudicar seu orçamento.

Podem ocorrer ainda outros tipos de imprevistos, como perda de itens pessoais essenciais (celular e computador), problemas com o carro, emergências odontológicas etc.

É difícil se planejar para esses momentos, sendo o empréstimo uma opção para quitar tais despesas. Mas não se esqueça: organize-se para montar uma reserva emergencial. Ela é muito útil para lidar principalmente com situações desse tipo.

Pagar gastos com mudança

Se você precisar fazer uma mudança de longa distância, como uma nova oportunidade de trabalho em outra região ou país, os gastos podem ser altos, sendo necessário recorrer ao crédito.

Isso porque ter o dinheiro em mãos ajuda a lidar com as necessidades que surgem nesses momentos, como transportar seus pertences (móveis e eletrodomésticos) de um local para outro, comprar objetos novos, regularizar documentos, adiantar despesas de aluguel etc.

Contudo, antes de fechar o contrato com uma instituição financeira para cobrir esses gastos, veja se a sua nova renda cobrirá sua dívida com folga. Assim, você evita endividamentos e começa sua nova vida e carreira profissional sem pendências.

Eliminar dívidas

Lidar com endividamentos ou faturas de cartão, com juros elevados a vencer, é um gatilho para problemas financeiros. Logo, a eliminação de dívidas é essencial para retomar o controle das finanças pessoais.

Isso porque quando você contrata um crédito e o usa para pagar contas atrasadas ou pendentes está unindo todo esse compromisso financeiro em um único pagamento. Assim, há grandes chances de você ficar em dia com as suas contas, o que permite aumentar seu score de crédito, fazer investimentos e realizar seus objetivos financeiros.

Importante! Os juros desse empréstimo devem ser menores do que as dívidas, pois assim você troca uma dívida mais cara por uma mais barata.

Como pegar um empréstimo online?

A primeira coisa é decidir de qual instituição você pretende pedir seu empréstimo com garantia de veículo. Para isso, tome alguns cuidados básicos conferindo:

  • o CNPJ da empresa;
  • os comentários em sites de avaliação;
  • o endereço da empresa a fim de constatar se ela realmente existe.

Aqui na Just, nós oferecemos o empréstimo com garantia de veículo com crédito de até 90% do valor do seu carro, com taxas a partir de 1,30% ao mês e com a possibilidade do pagamento em até 60 meses. Além disso, tudo é feito digitalmente, desde o cadastro até a assinatura do contrato. Ah, e você não precisa sair de casa nem para fazer a vistoria do seu veículo. Prático, né?

Para fazer sua simulação é simples. Acesse e siga o passo a passo:

  • Crie um rápido cadastro e insira seu CPF;
  • Selecione a opção “empréstimo com garantia de veículo”;
  • Informe os dados do seu veículo e faça sua simulação;

Depois disso, nosso time de atendimento irá entrar em contato em até 1 dia útil para agendar a vistoria. Se ela for aprovada, vamos para a fase final de envio de documentos, assinatura do contrato digital e o dinheiro vai para sua conta em até 2 dias úteis.

Just Explica

Dicas e informações sobre Empréstimo e Finanças!

A Just, incluindo suas marcas e domínios, é uma plataforma de contratação de empréstimos operacionalizada pelo BANCO VOTORANTIM S.A., Av. das Nações Unidas, 14171, Torre A, 18° andar - Vila Gertrudes CEP: 04794-000 - São Paulo/SP | CNPJ: 59.588.111/0001-03.

  • SAC Just - Para informações, reclamações, cancelamentos ou elogios: 0800 777 8996 (atendimento especial para deficientes auditivos e de fala), 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Ouvidoria BV - Disponível de 2ª a 6ª feira, das 09 às 18h, exceto feriados: 0800 707 0083
  • Atendimento para deficientes auditivos - Disponível de 2ª a 6ª feira, das 07 às 22h, exceto feriados nacionais: 0800 701 8661.

EMPRÉSTIMO PESSOAL ONLINE: Prazo de pagamento de 6 a 24 meses. Taxa de juros podem variar entre 1,60% a 9,95% (ao mês). Antes de contratar sua linha de crédito, consulte Custo Efetivo Total, as taxas de juros, tributos, tarifas, pagamentos a terceiros, seguros e demais condições específicas. Exemplo meramente ilustrativo: Valor do Empréstimo: R$ 10.000,00 + IOF: R$ 319,32 = Valor Total do Empréstimo: R$ 10.319,32. Prazo: 24 meses. Parcela Mensal: R$753,30. Taxa de Juros Mensal: 4,59% a.m. Taxa CET Mensal: 4,88%. Taxa CET Anual: 71,34%. Crédito sujeito a análise. Use o crédito de forma consciente. As taxas reais serão apresentadas em tempo de proposta. Crédito sujeito a análise. Use o crédito de forma consciente.

EMPRÉSTIMO COM GARANTIA DE VEÍCULO: Somente são aceitos veículos quitados (carros de até 17 anos e veículos utilitários com até 8 anos), em bom estado, atestado por vistoria credenciada da Just. Crédito limitado a até 80% do valor de avaliação do veículo, a critério exclusivo da Just. Prazo de pagamento de 12 a 60 meses. Taxa de juros pode variar entre 1,05% a 2,35% (ao mês). Consulte o CET (Custo Efetivo Total) antes de contratar o seu empréstimo. Exemplo meramente ilustrativo (não configura oferta): valor veículo R$ 45.788,00, valor do empréstimo R$ 25.000,00 + taxa de cadastro R$ 789,00 (quando aplicável) + tarifa de avaliação de bem R$ 250,00 + IOF de R$ 520,14 + registro de R$150,72 = valor total de R$ 26.709,86. Total de 12 parcelas de R$ 2.420,19. Taxa de juros 1,27% ao mês, 26,52% ao ano. CET operação 44,63% ao ano. As taxas reais serão apresentadas em tempo de proposta. Crédito sujeito a análise. Use o crédito de forma consciente. Se beber, não dirija.