Saiba como funciona o empréstimo com garantia de veículo

No momento de contratar um empréstimo existem tantas possibilidades que você pode ficar em dúvida sobre qual opção é ideal para o seu momento. Aqui no Just Explica, já abordamos sobre o empréstimo pessoal e o empréstimo consignado, mas hoje, vamos falar sobre uma modalidade de crédito que tem ganhado popularidade: o empréstimo com garantia de veículo.

Também conhecido como crédito com veículo em garantia ou refinanciamento de veículo, seu principal diferencial é a quantia disponibilizada pela instituição financeira, que será proporcional ao valor do veículo concedido ao credor, além de juros mais baixos.

Geralmente, o valor do empréstimo pode variar de 50% até 90% do preço do veículo, que pode ser um carro, moto ou caminhão. Seu tempo de uso também é importante, já que quanto mais novo, melhor será a taxa oferecida.

Como contratar um crédito com veículo em garantia?

O processo é um pouco diferente do que é feito em outras modalidades de crédito. Primeiro, é necessário fazer uma simulação, que dependendo da instituição pode ser realizada pessoalmente ou online. Se as condições te agradarem, você preenche os dados e segue para a contratação.

A segunda etapa é a análise de crédito, que permite que a instituição verifique a sua situação financeira para saber se você realmente vai conseguir quitar as parcelas dentro das condições indicadas.

Caso seja aprovado, agora vem a etapa da análise jurídica e vistoria. Esse passo é muito importante para saber se o bem não está relacionado a alguma dívida, como multa ou financiamento. Além disso, é feita uma avaliação da estrutura do veículo para garantir que está em boas condições.

Para finalizar o processo, é feita a assinatura do contrato e a transferência do bem para a instituição através da alienação fiduciária. Apesar de pouco conhecida por quem ainda não fez esse tipo de empréstimo, a alienação fiduciária é o termo usado para se referir ao processo de passar o veículo para o credor como garantia de que o empréstimo será quitado.

Pronto! O dinheiro é liberado na sua conta de acordo com o tempo dado pela instituição em que o contrato foi feito. Você pode continuar usando o veículo normalmente e quando o empréstimo for quitado, o bem sai da alienação e volta para o seu nome.

Negativado pode contratar esse empréstimo?

Apesar de uma das etapas da contratação ser a análise de crédito, os negativados podem solicitar essa modalidade de empréstimo. Como o crédito com veículo em garantia é muito procurado por quem quer quitar dívidas e nesse caso, você precisa colocar seu bem (já quitado), como garantia, grande parte das instituições financeiras acabam liberando a contratação para pessoas com esse perfil.

Documentos necessários

Para fazer a contratação do crédito é necessário apresentar os seguintes documentos:

  • Certificado de Registro Nacional (CRV) do veículo;
  • Comprovante de renda;
  • Comprovante de residência;
  • Documento Único de Transferência (DUT) do veículo;
  • RG e CPF ou carteira de habilitação.

Vantagens

Como neste tipo de empréstimo você dá uma garantia física, é possível ter algumas vantagens que podem te beneficiar. Uma das mais importantes são as taxas e prazos, que justamente por ter esse maior compromisso no pagamento das parcelas, acabam sendo menores e mais negociáveis.

Outro ponto positivo do crédito com veículo em garantia é que a burocracia é menor em relação a outros tipos de empréstimos. Além dos documentos necessários serem simples, algumas instituições ainda permitem que o pagamento das parcelas seja feito através do débito em conta.

Pontos de atenção

Antes de solicitar o empréstimo, verifique se o veículo realmente está em seu nome. Para que o valor seja ofertado pela instituição financeira é necessário que o bem esteja no nome de quem recebe o crédito.

Por esse ser um empréstimo em que o valor concedido é maior, também é preciso prestar ainda mais atenção na prestação das parcelas e ver se a quantia realmente cabe no seu bolso. Para você se organizar melhor, disponibilizamos uma planilha para te ajudar a colocar seu orçamento mensal na ponta do lápis.

Além disso, também é necessário ficar atento ao pagamento das parcelas. Caso alguma delas atrase, você tem um bem em seu nome em risco. Por isso, é muito importante deixar todas as prestações em dia!

Just Explica :)

Dicas e informações sobre Empréstimo e Finanças!