Quarentena x autônomos: como manter a renda?

O mundo está passando por um momento delicado. Com o isolamento social devido à COVID-19 e às mudanças no cenário econômico, muitos empresários e autônomos estão fechando temporariamente as portas dos seus estabelecimentos, o home office está se tornando uma prática comum nas empresas e muitos prestadores de serviço estão vendo a demanda diminuir.

Então, como manter o negócio ativo e ter uma renda no fim do mês durante esse período cheio de incertezas? Este artigo tem algumas dicas valiosas que podem te ajudar a manter o seu negócio ativo.

Fique atento ao cenário econômico

Mais do que nunca é preciso estar bem informado sobre o que acontece no cenário econômico do país e do mundo. Todos os dias novidades surgem e elas podem impactar diretamente o seu negócio, seja isso de forma mais imediata, como o decreto de fechar os comércios, ou a longo prazo, como o movimento da inflação e do dólar.

Outro ponto para ter bastante atenção é o hábito de consumo dos clientes. Como essa é uma situação inédita para todos os microempresários, o que pode estar dando certo hoje para muitos, amanhã já pode mudar. Por isso, entenda o que o seu público-alvo quer nesse momento e busque sempre soluções criativas para manter viva a procura pelo que o seu negócio oferece.

Faça um planejamento

Nesse momento é essencial colocar na ponta do lápis os principais gastos que você vai ter para manter o seu negócio, como despesas com conta de luz, pagamento dos funcionários e compra dos materiais necessários. A Just montou uma planilha ideal para você fazer o seu planejamento financeiro. Confira aqui!

Além disso, é muito importante estar preparado para toda e qualquer situação. Por isso, faça um planejamento que já inclua todos os cenários possíveis daqui pra frente, ou seja, pense no que você deve fazer para continuar com o seu negócio caso precise seguir fechado por 15, 30 ou até mesmo 60 dias. É aquela história: melhor prevenir do que remediar.

Pense no benefício do governo como auxílio e não salvação

Para manter a economia girando e os pequenos negócios ativos, o governo tem anunciado um pacote de medidas, como o adiamento do pagamento de impostos do Simples Nacional por 3 meses para micro e pequenas empresas, antecipação do abono salarial e auxílio emergencial de R$ 600 para trabalhadores informais.

No entanto, é importante entender que todas essas providências estão sendo tomadas apenas para dar um respiro aos autônomos, por isso, continue procurando maneiras de fazer o negócio seguir funcionando até tudo normalizar.

Tenha a internet e os deliverys como seus aliados

Com as pessoas cada vez mais em casa, é preciso pensar em alternativas para contornar a situação e fazer com que o dinheiro continue entrando no caixa. Por isso, a internet e os deliverys podem ser ótimas saídas. Aqui estão algumas dicas para aplicar no seu negócio:

  1. Faça vendas através de aplicativos de entrega ou até mesmo por Whatsapp;
  2. Utilize a prática da entrega por delivery;
  3. Venda vouchers promocionais. Se você trabalha com algum serviço, estimule a compra nesse momento, para que o cliente usufrua quando tudo normalizar;
  4. Negocie com seus fornecedores;
  5. Utilize as redes sociais para fazer campanhas de venda e ter uma relação mais próxima com os seus clientes;

Sabemos que vivemos um momento difícil e queremos te ajudar a passar por ele. Acesse e confira todas as dicas de como cuidar de sua saúde financeira no blog da Just!

Just Explica :)

Dicas e informações sobre Empréstimo e Finanças!