Peguei um empréstimo para refinanciar outra dívida. O que fazer (ou não)?

Você também pode ouvir esse texto! Olha só:

A taxa de juros é competitiva, a parcela cabe no seu bolso, o prazo é suficiente… tudo parece resolvido quando encontramos o empréstimo pessoal sob medida que tomará o lugar daquela dívida pesada. Assim que o dinheiro cai na conta, porém, é só o começo de uma nova jornada com a mesma importância da primeira.

À primeira vista, é mesmo tentador ver a conta bancária recheada. Mas é preciso segurar a vontade de gastar esse dinheiro porque o resultado pode levar à inadimplência - e várias outras consequências. Então, vamos às dicas de hoje:

O que fazer

Assim que receber o dinheiro do empréstimo (só valem opções com juros mais baratos do que os que você tem pago atualmente, ok?), pague imediatamente a sua dívida. Ah, claro, vale negociar com o credor e pedir um desconto, afinal quem tem dinheiro no bolso tem o poder de barganhar. Não tenha vergonha! As chances de conseguir pagar menos do que a dívida original são reais e bem atraentes.

A partir daí, você terá apenas as parcelas do novo empréstimo para pagar. Fique atento aos seus gastos e lembre-se de poupar o suficiente todos os meses para ficar em dia com o pagamento até o fim do prazo. Montamos até um esquema pra você entender melhor:

O que não fazer

Nunca incorpore o valor do empréstimo à sua renda! É provável que, no lugar de se livrar dos juros altos e sair do endividamento, você acabe se enrolando ainda mais.

E como isso pode acontecer? Você terá duas dívidas correndo em paralelo e, assim, duas parcelas para pagar todos os meses. Em vez de desafogar o pagamento de juros no seu orçamento, você acaba de aumentá-lo ainda mais.

As taxas de juros vão consumir o dinheiro mais rápido do que o prazo de pagamento. No fim das contas, o risco é o de voltar para o negativo, com o agravante de ter agora duas dívidas para pagar. Está formada a bola de neve!

Agora você já aprendeu, né?

Equipe Just :)

Tirando todas as suas dúvidas sobre empréstimo pessoal