Onde contratar um empréstimo pessoal

Você pode contratar um empréstimo pessoal no seu banco, em instituições financeiras, em fintechs pela internet ou em cooperativas. O importante para tomar essa decisão é comparar a taxa de juros que cada um oferece, outros benefícios como: tipo de documento que precisará enviar, quantos dias o dinheiro cai na sua conta e o que acontece se você quiser antecipar ou quitar o empréstimo. Já decidi pegar um empréstimo pessoal. Quais são os cuidados?

Onde contratar um empréstimo pessoal

No seu banco

Quem tem conta em banco costuma ter uma linha de crédito pessoal pré-aprovada. Isso significa que o banco fez sua análise de crédito e já liberou um limite que você pode pegar emprestado a qualquer momento. A contratação pode ser feita pelo internet banking, no caixa eletrônico ou até mesmo pelo aplicativo para celular. A vantagem é a facilidade de contratar esse dinheiro, mas, em contrapartida, a taxa de juros pode não ser a mais adequada ao seu perfil. O Just recomenda que você sempre compare sua taxa antes de solicitar qualquer empréstimo.

Procurar o seu gerente na agência e pedir uma simulação também é outra maneira de tentar um empréstimo pessoal. Aproveite o contato presencial para tirar todas as dúvidas e pedir detalhes sobre a taxa de juros e todos os demais custos. Assim, você deve ser informado sobre Custo Efetivo Total (CET), ou seja, a taxa de juros final.

Em uma financeira

Outra opção é buscar empréstimo em financeiras - empresas especializadas em emprestar dinheiro, mas que não são bancos. Assim como nos bancos, uma análise de crédito será feita, mas, nessas instituições, você não tem um crédito pré-aprovado: por isso, serão solicitados alguns documentos e informações para que seja decidido quanto a financeira pode te emprestar e qual será a taxa de juros. Avalie com calma a taxa de juros que será oferecida porque é comum que as financeiras cobrem caro por empréstimos.

Empréstimo online em fintechs

Contratar um empréstimo online é uma alternativa que vem ganhando espaço no Brasil. Em geral, essa modalidade é ofertada pelas fintechs, empresas de inovação em serviços financeiros, como o Just. Essas companhias usam tecnologia para automatizar os processos, e não possuem pontos físicos de venda. Assim, é possível oferecer taxas de juros mais baratas. As fintechs atuam como correspondentes de bancos e financeiras.

Mesmo com a promessa de taxa de juros mais baixa, nessa modalidade é interessante sempre analisar com cautela o CET (Custo Efetivo Total).

Uma das vantagens de pegar empréstimo online é a facilidade de fazer simulações e comparar as taxas de juros entre as diversas empresas e também com o seu próprio banco. Para conseguir uma oferta, é preciso apresentar, geralmente, comprovante de renda, de residência, de movimentação bancária e declarações do Imposto de Renda.

Em algumas instituições o processo é mais burocrático. Esse não é o caso do Just, onde o processo pode ser finalizado em menos de cinco minutos. Em alguns sites, o dinheiro é disponibilizado em apenas dois dias úteis. Entenda como funciona o empréstimo no Just.

Cooperativas

Outra opção para buscar juros mais baixos é estar associado a uma cooperativa de crédito. É um modelo diferente do que é praticado nas instituições financeiras tradicionais porque cada cliente é também um sócio da companhia. A taxa de juros costuma ser competitiva, mas as cooperativas também trazem risco ao consumidor. É importante ressaltar que os lucros ou prejuízos são compartilhados entre todos os sócios.

O processo de contratação é bem simples: em 5 minutos você contrata o empréstimo que mais se encaixa ao seu perfil financeiro. Mas não se esqueça: é importante que seu empréstimo não comprometa mais de 20% da sua renda mensal!

Equipe Just :)

Tirando todas as suas dúvidas sobre empréstimo pessoal