O que pode acontecer se eu não pagar meu empréstimo?
Publicado em:Contratar um empréstimo exige agir com cautela, tanto para contratar quanto pro que vem depois.
Mesmo seguindo todas as recomendações, você pode ser pego de surpresa e acabar atrasando o pagamento das parcelas. O que acontece nesses casos? Alguns inconvenientes podem bater à porta! Ficar com restrição no nome e ter mais dificuldade para fazer um segundo empréstimo são apenas alguns deles.
Veja a seguir o que pode acontecer se você não pagar seu empréstimo pessoal:
1 - Seu nome vai ser negativado
Como já dito, o atraso persistente no pagamento de uma dívida vai negativar o seu nome nos birôs de crédito, como Serasa Experian e Boa Vista SCPC.
➔ Leia também sobre: Nome sujo: o que fazer para sair do negativo?
Em geral, as instituições financeiras costumam enviar informes ao usuário antes de partir para a negativação, oferecendo uma chance de reverter essa situação. Então, se você recebeu esse aviso, já tente negociar a dívida com o credor.
2 - Fica mais difícil conseguir outro empréstimo
As chances de conseguir empréstimos diminuem quando o seu nome fica negativado. Para boa parte das instituições financeiras, esse tipo de cliente não é considerado para uma oferta de crédito.
Outras companhias atuam especificamente na oferta de crédito pessoal para negativados, mas cobram taxas de juros estratosféricas e que dificilmente irão ajudar a resolver a sua vida financeira - elas, provavelmente, só vão te fazer se enrolar ainda mais.
➔ Leia também sobre: Empréstimo para negativado é bom?
3 - A dívida pode ficar impagável
Quem atrasa o pagamento de um empréstimo pode criar uma dívida muito cara para pagar - e até impossível. Isso acontece porque os juros do atraso começam a incidir em cascata sobre os juros do próprio empréstimo e, em pouco tempo, fazem crescer o valor atrasado para cifras muito altas.
4 - Empresas de cobrança na sua cola
É comum que as instituições financeiras terceirizem a cobrança para escritórios especializados na negociação com clientes em inadimplência. Apesar do incômodo em receber ligações, pode ser uma alternativa para pedir um desconto da dívida e limpar o nome. As chances de conseguir um abatimento da dívida e conseguir pagar o seu empréstimo são boas.
Por isso, antes de fazer um empréstimo pessoal, é muito importante que você tenha um planejamento financeiro, afinal ninguém merece pagar taxas de juros altíssimas ou ficar com restrição no CPF, né?