O que pode acontecer se eu não pagar meu empréstimo?

Contratar um empréstimo exige agir com cautela, tanto para contratar quanto pro que vem depois.

Mesmo seguindo todas as recomendações, você pode ser pego de surpresa e acabar atrasando o pagamento das parcelas. O que acontece nesses casos? Alguns inconvenientes podem bater à porta! Ficar com restrição no nome e ter mais dificuldade para pegar outro empréstimo são apenas alguns deles.

Veja a seguir o que pode acontecer se você não pagar seu empréstimo pessoal:

1 - Seu nome vai ser negativado

Como já dito, o atraso persistente no pagamento de uma dívida vai negativar o seu nome nos birôs de crédito, como Serasa Experian e Boa Vista SCPC.

➔ Leia também sobre: Tudo o que você precisa sabe sobre score de crédito

Em geral, as instituições financeiras costumam enviar informes ao usuário antes de partir para a negativação, oferecendo uma chance de reverter essa situação. Então, se você recebeu esse aviso, já tente negociar a dívida com o credor.

2 - Fica mais difícil conseguir outro empréstimo

As chances de conseguir empréstimos diminuem quando o seu nome fica negativado. Para boa parte das instituições financeiras, esse tipo de cliente não é considerado para uma oferta de crédito.

Outras companhias atuam especificamente na oferta de crédito pessoal para negativados, mas cobram taxas de juros estratosféricas e que dificilmente irão ajudar a resolver a sua vida financeira - elas, provavelmente, só vão te fazer se enrolar ainda mais.

➔ Leia também sobre: Empréstimo para negativado é bom?

3 - A dívida pode ficar impagável

Quem atrasa o pagamento de um empréstimo pode criar uma dívida muito cara para pagar - e até impossível. Isso acontece porque os juros do atraso começam a incidir em cascata sobre os juros do próprio empréstimo e, em pouco tempo, fazem crescer o valor atrasado para cifras muito altas.

4 - Empresas de cobrança na sua cola

É comum que as instituições financeiras terceirizem a cobrança para escritórios especializados na negociação com clientes em inadimplência. Apesar do incômodo em receber ligações, pode ser uma alternativa para pedir um desconto da dívida e limpar o nome. As chances de conseguir um abatimento da dívida e conseguir pagar o seu empréstimo são boas.

Por isso, antes de fazer um empréstimo pessoal, é muito importante que você tenha um planejamento financeiro, afinal ninguém merece pagar taxas de juros altíssimas ou ficar com restrição no CPF, né?

Just Explica :)

Dicas e informações sobre Empréstimo e Finanças!