O que leva os brasileiros a contratarem um empréstimo online?

O empréstimo online é um recurso financeiro que está cada vez mais popular, principalmente no Brasil. De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Meio e Mensagem em Fevereiro de 2020, 51,7% dos entrevistados afirmaram ter recorrido ao crédito online pelo menos uma vez nos últimos 12 meses.

Conhecido por ser uma operação feita diretamente com os bancos, o empréstimo geralmente é considerado um “vilão financeiro”. No entanto, com as opções oferecidas pelas chamadas Fintechs, empresas de inovação em serviços financeiros, esse pode ser um aliado para te ajudar não só a organizar, como também alavancar as suas finanças.

Principais gastos

Pagar contas básicas em atraso ainda é o principal motivo que leva os brasileiros a contratarem empréstimo. Segundo a pesquisa, essa foi a resposta de 54,5% das pessoas. Outras 13,9% afirmaram que o empréstimo foi uma alternativa para sair do cheque especial. Confira os dados abaixo:

Gráficos com dados que mostram os principais motivos que levam os brasileiros a contratarem o empréstimo online.

➔ Leia também sobre: Peguei um empréstimo para refinanciar outra dívida. O que fazer (ou não)?

Esses números refletem que boa parte da população ainda tem dificuldade de organizar os pagamentos das contas principais. Nesse caso, o empréstimo é usado como uma espécie de “tapa buraco”, no qual as dívidas são quitadas, mas um novo valor entra no orçamento mensal.

É aí que moram o perigo e a necessidade de aprender a planejar certinho o dinheiro que entra e que sai. A melhor saída então é usar empréstimo para evitar dívida e não para remediar.

O empréstimo como seu aliado

Essa operação financeira pode ajudar muito quando você precisa fazer um pagamento pontual e entende que as parcelas não vão afetar o orçamento mensal. Casamento, viagem, reforma da casa ou até mesmo a compra de imóvel são situações em que o empréstimo pode te ajudar.

➔ Leia também sobre: Vou me casar. Devo pegar um empréstimo para pagar as contas?

Outro ponto de atenção é sempre pesquisar as taxas que melhor cabem no seu bolso e não aceitar a primeira que é oferecida. A popularização dos empréstimos online se deu justamente pelos juros serem mais baixos do que o que geralmente é oferecido pelas instituições financeiras tradicionais.

A Just analisa o seu perfil financeiro e te oferece uma proposta personalizada para o seu bolso. A contratação é online e você não precisa enviar comprovante de renda. Vem saber como a gente pode te ajudar!

Just Explica :)

Dicas e informações sobre Empréstimo e Finanças!