O que é Internet Banking?

O isolamento social tem estimulado a realização de operações bancárias pela internet, mas muita gente ainda tem receio de colocar os dados online. Pensando nelas, a Just escreveu esse artigo para explicar como funciona a modalidade e responder as principais questões sobre o assunto.

Como funciona

Internet Banking, como o nome sugere, é o ambiente bancário na internet, onde você pode realizar diversas ações que faz normalmente em agências, mas do conforto de sua casa. Através do Internet Banking, você pode fazer:

  • Consulta de saldo e extrato;
  • Pagamento de contas e boletos;
  • Solicitação de produtos e serviços financeiros (cartão de crédito, empréstimo, cheque);
  • Transferência via TED ou DOC para qualquer banco;
  • Transferência internacional;
  • Transferência entre contas da própria instituição;
  • Aplicação em investimentos;
  • Resgate de aplicações;
  • Licenciamento de veículos e pagamento de multas;
  • Recarga de celular.

Além disso, também existe a opção do Mobile Banking, que é o acesso às funções do banco através de um aplicativo de celular, ao invés de por um site.

Como acessar

A primeira coisa que você precisa, claro, é uma conta de banco. Alguns já fazem o cadastro do internet banking com senha e nome de usuário na abertura da conta, outros permitem esse cadastro depois, diretamente no site do banco. Essas e outras questões sobre o procedimento podem variar de acordo com a sua instituição financeira, então o melhor é verificar diretamente com ela.

Mas é seguro?

De acordo com a Pesquisa Global de Identidade e Fraude 2020 realizada pela Experian, 8 em cada 10 pessoas consideram que segurança é o elemento mais importante da experiência digital no Internet Banking.

Gráfico que mostra o que os brasileiros consideram mais importante no Internet Banking

Como em toda atividade feita online, é importante cuidar de seus dados e tomar certas precauções para maximizar a proteção. Muitos bancos disponibilizam o download de um certificado de segurança, que protege seu acesso à conta e evita possíveis invasões.

Além disso, manter seu antivírus sempre atualizado, acessar o Internet Banking somente pelo seu próprio aparelho, não confiar em e-mails suspeitos e sempre se certificar de que o site é verdadeiro antes de digitar seus dados são ações importantes para se manter protegido.

➔ Leia também sobre: Como evitar cair em golpes de empréstimo online

Aqui na Just, quando você vai contratar seu empréstimo pessoal online existe uma etapa super importante: a conexão de conta!

Através da tecnologia do nosso parceiro Guiabolso, você faz a conexão de sua conta corrente para analisarmos seu perfil financeiro e te oferecer uma proposta personalizada. Muitas pessoas ficam com medo na hora de concluir essa etapa, mas é importante você saber que ao inserir sua senha do Internet Banking no site do Guiabolso, nós só temos o acesso de visualização do seu extrato bancário. Não conseguimos (e nem queremos) fazer nenhuma movimentação bancária. Dessa forma, você não precisa nos enviar nenhum comprovante de renda.

Caso você queira saber mais, é só acessar o artigo completo que mostra o passo a passo da contratação na Just. Se você já conhece e deseja simular, é só fazer seu cadastro!

Just Explica :)

Dicas e informações sobre Empréstimo e Finanças!