O que é consolidação de dívidas

Contratar um novo crédito pode ser a saída para quem perdeu o controle do orçamento e está pagando mais de uma dívida ao mesmo tempo. Essa operação também é conhecida como consolidação de dívidas.

O que é consolidação de dividas

Funciona assim: você pegou diversos tipos de crédito, com taxas de juros, prazos e datas de pagamento diferentes. Se chegou a esse ponto, são grandes as chances de que você também esteja pagando caro por isso, principalmente se estiver usando o cheque especial ou rotativo do cartão de crédito.

O que fazer nos dois casos?

Juntar todas as suas dívidas em uma só. Uma saída é pegar um novo empréstimo, quitar as dívidas atrasadas e começar a pagar apenas uma parcela mensalmente. Você também pode antecipar o pagamento das dívidas que estão para vencer e ganhar um desconto ao fazer isso.

Mas atenção: o grande apelo da consolidação de dívidas não é apenas a praticidade de fugir do excesso de cobranças. Essa operação só é interessante se você trocar o juros altos por juros mais baratos - e fique de olho no desconto por antecipar parcelas.

Equipe Just :)

Tirando todas as suas dúvidas sobre empréstimo pessoal