Home office: como manter o ritmo de trabalho em casa

Como manter o ritmo de trabalho em casa.jpg

Com a quarentena, empresas de todo o mundo estão se adaptando ao home office. Essa forma de trabalho ajuda no combate ao vírus, mas traz novos desafios para muitas pessoas sem experiência no assunto.

Se você está tendo dificuldades para manter o foco e a produtividade no trabalho, esse artigo pode te ajudar a resolver essas questões.

Crie uma rotina

Não precisar ficar horas no trânsito todos os dias pode ser muito bom, mas começar a trabalhar sem horário certo pode derrubar a sua eficiência. Acordar em um horário regular, tomar o café da manhã e colocar uma roupa de trabalho podem ajudar a convencer seu cérebro que o dia começou e é hora de produzir.

Separar um espaço dedicado para o trabalho também ajuda com essa questão, fazendo com que sua mente entre em “modo profissional” como se você estivesse no escritório.

Faça uma lista de tarefas

Pode parecer simples, mas ter uma programação do que fazer pode aumentar muito a sua produtividade. Uma lista de tarefas não só deixa o dia estruturado, mas também te ajuda a manter a motivação.

Organize seus objetivos e o tempo que precisa dedicar para cada um. Isso pode levar você a ter uma ideia do seu progresso e alterações que precisa fazer no plano ao longo do dia. Para tarefas de longo prazo, dividir cada uma em passos menores faz com que pareçam bem mais simples e menos intimidadoras.

Uma boa recomendação é ter essa lista escrita ou digitada, para que você não precise gastar tempo tentando se lembrar de cada passo a seguir.

Estabeleça limites entre vida pessoal e profissional

Isso vale para os dois lados: se você não mora sozinho, sua família ou as pessoas com quem você compartilha a casa precisam compreender que você não estará disponível para resolver questões simples durante o dia. Ao mesmo tempo, você precisa de um tempo para cuidar da casa e é importante que sua empresa entenda que você não estará disponível fora do horário de trabalho - por isso é tão importante se ater a ele.

Claro, imprevistos acontecem. Emergências e exceções são possíveis dos dois lados da balança e não devem ser ignoradas, mas em geral, quanto melhor você conseguir separar os dois, melhor vai cuidar de ambos.

Comunique-se sempre

Com cada um trabalhando de um lugar diferente, a comunicação dentro da empresa pode ser prejudicada. Um canal aberto de conversa é importante tanto para assuntos profissionais como para descontração.

Sem a proximidade que facilita o diálogo, questões que seriam resolvidas com alguns minutos de conversa correm o risco de se tornarem problemas muito maiores. Por isso, comunicação transparente entre os funcionários e com os gestores é importante para que todos estejam cientes de mudanças e possam reagir de acordo.

Além disso, é importante escrever sempre da forma mais clara e direta possível, evitando confusões. Prever perguntas e se comunicar da forma mais precisa possível são ações importantes para aumentar a produtividade.

Lembre-se: é um momento de adaptação, então é comum encontrar obstáculos e lombadas no caminho. Mas agora que você já tem essas dicas, pode colocá-las em prática e deixar o seu trabalho em casa mais prático!

Just Explica :)

Dicas e informações sobre Empréstimo e Finanças!