Dicas e Finanças

Gestão de finanças pessoais: por onde começar?

Publicado em:

o-que-é-gestão-de-finanças-pessoais-min

Um dos objetivos da Just é te ajudar a organizar seu orçamento. Sabemos que uma boa gestão de finanças pessoais abre portas e aumenta a qualidade de vida consideravelmente, e por isso buscamos sempre trazer dicas sobre diversos aspectos da educação financeira aqui no Just Explica.

Talvez você esteja se perguntando por que você deveria fazer essa gestão. Se for esse o caso, abaixo seguem alguns benefícios que a organização da sua renda pode trazer e que vão te permitir a ver sua vida financeira com outros olhos.

Benefícios da gestão de finanças pessoais

Para começo de conversa, organizar seus gastos te deixa mais próximo de seus objetivos. Quer comprar um carro, fazer aquela viagem especial ou até mesmo uma reforma na sua casa? Com um bom controle do orçamento fica mais fácil juntar o dinheiro para alcançar essas metas.

Além disso, você evita dívidas. Atualmente, o menor dos descuidos ao parcelar uma compra no cartão de crédito pode se tornar uma bola de neve e impedir que você estabeleça suas economias. Um controle de entradas e saídas da sua conta não deixa que você gaste demais, e pesquisar os melhores preços e taxas antes de qualquer grande transação garante que seu dinheiro tenha o melhor rendimento.

Por fim, com tempo e dedicação, é possível alcançar a independência financeira. Ter uma vida financeira mais tranquila, com contas em dia e sem dívidas, pode parecer um sonho distante, mas com boa organização e gestão de finanças, você chega lá.

Dicas para melhorar a organização

Existem diversas ações que você pode tomar para uma gestão de finanças mais organizada. Manter tudo na ponta do lápis, por exemplo, é essencial - quanto mais você sabe sobre quanto e onde você gasta, melhor você consegue direcionar suas economias. Para isso você pode utilizar uma planilha financeira como essa, que calcula valores automaticamente conforme você a preenche.

Outra dica é sempre avaliar as taxas de juros de transações que você fizer, para garantir que estará fazendo as melhores escolhas, além de evitar ao máximo compras parceladas, que podem facilmente se acumular e se tornar insustentáveis.

Sabendo que a organização financeira é fundamental para que você possa manter suas contas em dia, em parceria com o UOL, separamos muitas outras dicas para te ajudar. É só clicar, acessar e começar a colocar em prática!

Just Explica

Dicas e informações sobre Empréstimo e Finanças!