Existe crédito bom ou crédito ruim?

Existe crédito bom ou crédito ruim?width=100%

Pegar dinheiro emprestado é sinônimo de endividamento e descontrole financeiro para muitos brasileiros. Mas saiba que não precisa ser sempre assim. Separamos 3 situações onde você pode descobrir se o crédito é bom ou ruim para você.

Quando crédito é ruim?

O crédito é ruim quando você:

  1. Precisa de dinheiro e recorre ao cheque especial ou cartão de crédito: a taxa de juros nesses casos são altíssimas. São grandes as chances de você não conseguir pagar, entrar em uma bola de neve e ficar com o nome sujo. Veja aqui se o empréstimo pessoal é uma boa alternativa quando você está pagando juros altos.

  2. Resolve fazer um empréstimo para pagar as contas desse mês, mas no mês seguinte continua gastando da mesma maneira: ficar no vermelho é sempre um alerta de que algo está errado. O seu estilo de vida pode estar muito caro para a sua renda. Lembre-se que você está no controle e precisa fazer uma redução de gastos em prol da sua saúde financeira. Aprenda como organizar uma planilha financeira com suas receitas e despesas para administrar melhor seu orçamento familiar.

  3. Precisa de dinheiro para comprar bens de consumo ou viajar: esses são itens supérfluos. É sempre melhor esperar um pouco e economizar para comprar à vista e ter certeza de que esse dinheiro não fará falta.

Quando o crédito é bom?

O crédito é bom quando você:

  1. Tem dívidas no cheque especial e no cartão de crédito e quer consolidá-las: você está pagando taxas de juros altas e tem a chance de conseguir um crédito pessoal mais barato e economizar dinheiro. Entenda melhor o que é consolidação de dívidas aqui.

  2. Vai pagar as dívidas com juros altos para sair do vermelho: trocar juros altos por juros mais baixos é o pontapé inicial para organizar sua vida financeira. Porém, é sempre bom estar ciente dos cuidados ao contratar um empréstimo pessoal para fazer a melhor escolha dentre as opções disponíveis.

  3. Já calculou e sabe o valor da parcela que cabe no seu orçamento: isso mostra que você está tomando uma decisão consciente e conhece suas finanças pessoais. É muito importante que o valor da parcela de empréstimos ou financiamentos não comprometam mais do que 20% da sua renda.

SIMULE SEU EMPRÉSTIMO AQUI

Aqui na Just, se na hora de contratar o seu empréstimo você não recebeu nenhuma oferta, pode ser que todas as que encontramos superem o limite de 20% de comprometimento de renda. Então, achamos que não é justo com você te dar essa opção se lá na frente você pode se enrolar com dívidas.

➔ Continue acompanhando o blog da Just e fique por dentro das dicas para manter sua saúde financeira em dia!

Just Explica :)

Dicas e informações sobre Empréstimo e Finanças!