Empréstimo x hábitos financeiros: o que fazer para evitar dívidas?

O empréstimo pode ser um grande aliado das suas finanças. Porém, de que forma você pode mudar os seus hábitos para evitar novas dívidas depois de assumir esse compromisso financeiro?

A Just está aqui para te ajudar! Não é fácil deixar de lado costumes que são colocados em prática há um tempo, mas com dicas rápidas e simples tudo pode melhorar.

Controle seu orçamento financeiro

Essa é uma dica básica para quem está em busca de uma vida financeira longe das dívidas: sempre coloque na ponta do lápis todos os seus gastos.

Se você contratou o empréstimo para cobrir alguma conta pendente, a atenção é redobrada. Você agora está assumindo uma parcela que não tinha antes, então é importante ter um controle financeiro para entender o que é prioridade e onde você pode economizar.

Pensando em você, a Just montou uma planilha ideal para você organizar suas finanças e nunca mais ficar perdido no meio de todas as contas. Você pode acessá-la clicando aqui.

Evite compras parceladas no cartão de crédito

Se você tem cartão de crédito, esse é o momento de rever a forma como você usa esse meio de pagamento. Procure só comprar o que você sabe que vai conseguir quitar sem precisar parcelar.

Esta pode ser uma boa maneira de você começar a ter não só mais controle em relação a compras impulsivas, como também analisar se está gastando mais do que realmente pode, já que isso vai ter um reflexo direto na sua organização financeira.

➔ Leia também sobre: 5 dicas para usar o cartão de crédito sem dor de cabeça

Continue pesquisando preços

Caso você realmente precise adquirir um produto, pesquise os preços em vários estabelecimentos diferentes. Essa é uma boa maneira de economizar e fazer suas despesas diminuírem.

Essa dica é válida para qualquer tipo de compra que você for fazer, desde itens pessoais até alimentos. Se você quiser ir um pouco mais além, procure negociar para conseguir um desconto.

Além disso, também é importante monitorar os preços antes de grandes promoções ou datas comemorativas. Algumas empresas acabam dando “falsos descontos”, ou seja, sobem o preço dias antes para dar a impressão de que o consumidor está fazendo um bom negócio no momento da compra. Por isso, fique atento sempre a esses casos.

Tenha um objetivo financeiro

Traçar uma meta para o seu dinheiro também é uma dica importante para você que está tentando colocar a sua vida financeira de volta aos trilhos. Pode ser desde itens menores que você estava de olho a meses, até mesmo grandes sonhos, como uma viagem ou um imóvel.

Isso vai fazer com que você evite gastos supérfluos e tenha um estímulo ainda maior para poupar em toda oportunidade que puder. Além disso, é bom frisar que os sonhos precisam ser à vista, a ideia de parcelado pode fazer você voltar ao pesadelo.

➔ Leia também sobre: Vou me casar. Devo pegar um empréstimo para pagar as contas?

Crie uma reserva de emergência

Agora que você começou a economizar, que tal abrir uma reserva de emergência? Estabeleça um valor que você consiga guardar todo mês, sem prejudicar seu orçamento. Com isso, você vai ter uma quantia que pode recorrer caso esteja em uma situação realmente difícil.

Just Explica :)

Dicas e informações sobre Empréstimo e Finanças!