Empréstimo para pessoa física ou jurídica: qual é o melhor para você?

As ofertas de crédito estão cada vez mais sendo disponibilizadas tanto para pessoas como para empresas. No entanto, é comum que surjam dúvidas sobre suas definições ou que tipo de empréstimo pode ser realizado por cada um.

Pensando nisso, esse artigo tem o objetivo de esclarecer as principais dúvidas sobre o assunto e te ajudar a entender melhor qual é a opção ideal para você.

O que é uma pessoa física ou jurídica

A definição, na verdade, é bastante simples. Pessoa física, como o nome indica, somos todos nós, indivíduos representados por um CPF (Cadastro de Pessoa Física).

Já uma pessoa jurídica é uma instituição com finalidade prática ou legal, como empresas, cidades, organizações e partidos políticos. São entidades constituídas por cidadãos e reconhecidas pelo estado, e seu registro oficial é o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica).

Os maiores diferenciais de empréstimos para cada uma

O processo inicial de contratação de empréstimo é praticamente o mesmo: a pessoa busca uma instituição financeira para proporcionar o crédito que precisa e comprova sua renda fixa mensal, para mostrar que pode arcar com as parcelas.

As opções de crédito para PJs, porém, costumam ser muito mais variadas, tanto pela grande demanda quanto pela variedade de setores e finalidades. Existem linhas de créditos para empresas organizadas de acordo com segmento e porte, como desde grandes companhias agrícolas até startups de tecnologia ou mesmo microempreendedores individuais (MEI).

Por conta dessa combinação de necessidade e variedade, em geral as taxas de juros para PJ costumam ser menores que para PF. Além disso, os empréstimos contratados por empresas costumam ser direcionados para investimentos que vão aumentar o rendimento mensal, tornando maior tanto a garantia de pagamento quanto a rentabilidade do empréstimo.

Modalidades mais comuns de empréstimo para PF

A oferta de crédito para pessoas físicas tem crescido bastante, e hoje cada cidadão pode dispor de diversas modalidades de empréstimo pessoal, com grande variedade de prazos, taxas e condições. As mais comuns são:

Empréstimo online

Esse tipo de crédito é oferecido por fintechs como a Just e está cada vez mais popular pela praticidade de não ter que sair de casa. Além disso, essa opção geralmente apresenta taxas menores que as praticadas pelos grandes bancos, já que não há o gasto do processo burocrático presencial.

Empréstimo consignado

Nessa modalidade, o valor das parcelas é descontado diretamente da folha de pagamento do contratante. Esse tipo de empréstimo está disponível para aposentados, pensionistas e funcionários públicos ou de empresas conveniadas ao banco a ser contratado.

Por ter a garantia de que a dívida será quitada, essa modalidade é bastante interessante para instituições financeiras e costuma apresentar taxas menores do que o não-consignado.

➔ Leia também sobre: Crédito online ou consignado: qual é a melhor opção?

Modalidades mais comuns de empréstimo para PJ

As opções são bem diferentes das oferecidas para pessoas físicas, variando bastante de acordo com o prazo e finalidade. Entre elas estão:

Financiamento de capital de giro

Esse tipo de crédito é direcionado a empresas em situação de crise econômica, para que reorganizem seu fluxo de caixa. É uma operação a curto prazo e pode ser feita com ou sem garantia de bens.

Leasing

Nessa operação a empresa financia um equipamento que, mesmo sendo utilizado por ela, permanece registrado no nome da companhia de leasing.

No final do contrato, a empresa pode optar por ficar com o bem ou por devolvê-lo e, se quiser, renovar o contrato, substituindo a máquina por uma nova e renovando os pagamentos periódicos.

Cartão BNDES

Essa é uma das opções mais comuns e também mais rentáveis de crédito para pessoas jurídicas. Funciona como um cartão de crédito pré-aprovado com pagamento em até 48 meses direcionado para MEIs e para micro, pequenas e médias empresas.

O cartão só pode ser utilizado para a aquisição de determinados bens como softwares, materiais de construção e cursos de qualificação profissional, que só podem ser adquiridos através do site do Cartão BNDES.

Mas não se esqueça! Ao pesquisar pelo melhor empréstimo para o seu bolso, faça a cotação em mais de uma instituição, assim você consegue avaliar o que é melhor para o seu caso.

Aqui na Just, nosso empréstimo online é oferecido para pessoa física, com taxas e prazos variáveis. Vem simular com a gente!

Just Explica :)

Dicas e informações sobre Empréstimo e Finanças!