Como funcionam os valores e prazos do empréstimo online?

Como funcionam os valores e prazos do emprestimo online?

O empréstimo pessoal online é uma modalidade que apresenta algumas diferenças quando comparado ao tradicional. Dúvidas sobre funcionamento, cálculo de valores e taxas são comuns e a possibilidade de confusões envolvendo o que exatamente faz parte das cobranças é real. Esse artigo vai esclarecer as taxas que compõem o valor final do empréstimo e como são calculadas.

Taxas aplicáveis

O valor total de um empréstimo pode ser afetado por diversas tarifas, algumas sempre presentes e outras não. Entre elas, estão o IOF, o seguro e a tarifa de cadastro.

IOF

O Imposto sobre Operações Financeiras é cobrado em empréstimos, seguros, operações de câmbio, títulos e valores mobiliários. Ele existe para que o governo tenha uma ideia de como está a oferta e demanda de crédito no país, regulando a economia.

Seguro

O empréstimo pode incluir algum tipo de seguro, como uma forma de prevenção que pode abater parcelas ou mesmo toda a dívida restante em casos de desemprego ou óbito do consumidor.

Tarifa de cadastro

É menos comum que as demais, mas algumas instituições financeiras cobram uma taxa extra para abrir o cadastro do credor com a finalidade de cobrir as despesas de pesquisar a vida financeira de novos clientes em bases de dados e serviços de proteção ao crédito. É importante tomar cuidado: existe uma taxa conhecida como TAC (taxa de abertura de crédito) que é proibida por lei desde 2008. Diferente dela, a tarifa de cadastro que alguns bancos ainda utilizam só pode ser cobrada uma única vez, quando o cliente busca fazer um empréstimo em um banco em que ainda não tenha conta.

Custo efetivo total

Tendo essas taxas em mente, o ideal para comparar valores de empréstimos é o CET, ou Custo Efetivo Total. Ele é a conta total de todas as tarifas, tributos, seguros e despesas que o consumidor vai ter que pagar pelo financiamento ou empréstimo.

Pode acontecer de um financiamento possuir baixas taxas de juros, mas outros encargos que aumentam o CET. Por isso, é importante que ao comparar as opções disponíveis no mercado, você veja sempre o CET para evitar armadilhas.

Como o empréstimo é calculado?

Os empréstimos da Just apresentam taxas justas e variáveis, que vão de 2,55% a 7,99% ao mês, dependendo do valor do financiamento, o prazo de pagamento e a análise financeira do consumidor.

As parcelas podem variar de 6 até 24 vezes, com um prazo de carência de 60 dias, ou seja, ao contratar o empréstimo, você ainda tem 2 meses para começar a pagar.

Além disso, em nossas simulações de empréstimo, também mostramos o custo total CET e quanto cada parcela vai comprometer da sua renda mensal. Recomendamos nunca deixar que passe de 20% dos seus ganhos! Vem simular com a Just!

➔ Leia também sobre: Como solicitar um empréstimo na Just

Just Explica :)

Dicas e informações sobre Empréstimo e Finanças!