Dicas e Finanças

Como fazer o planejamento de uma reforma?

Publicado em:

casal planejando as mudanças que serão feitas na casa após conseguir um empréstimo para reforma

Realizar uma reforma em casa pode ser um desafio. Descubra como fazer o planejamento para não se endividar nesse processo!

É verdade que a nossa casa é o nosso porto seguro. No entanto, quem nunca sentiu que faltava um toquezinho para ela realmente ficar mais com a nossa cara? Para isso, é necessário planejamento e organização, já que a reforma impacta diretamente no seu orçamento financeiro.

Planejar uma reforma dá um friozinho na barriga. E tem motivo para isso: comprar materiais, contratar mão de obra, pedir orçamento e colocar o plano em ação é um pouquinho caro. Isso sem falar que sempre há o risco de começar a mexer em uma área e descobrir que precisa arrumar outra também.

No entanto, com boa organização, planejamento e um pouco de conhecimento, o desejo do imóvel renovado pode ser alcançado de forma mais prática. Quer saber como? Então dê uma olhadinha nas nossas dicas abaixo!

Dicas para o planejamento da sua reforma

Planeje a reforma por etapas

Algumas pessoas começam a reforma sem um bom planejamento. E qual pode ser a consequência disso? O resultado não ficar legal nem na casa (ou no imóvel que deseja reformar) e nem no bolso. Duas coisas que você não quer, né?

Por isso, liste tudo que vai precisar realizar, inclusive a ordem de prioridade. Por exemplo, evite fazer o piso antes de reformar o teto, assim você não terá de refazer o trabalho por possíveis imprevistos.

Dividir a obra em várias partes ajuda a economizar. Às vezes, o orçamento não dá para reformar a casa inteira, mas o banheiro é uma prioridade maior que o quarto, por exemplo. Sabendo tudo que necessita ser feito, você pode dividir o que é urgente do que pode esperar um pouco.

Pesquise custos

Esse é outro passo muito importante. Levante os valores de materiais, peças e serviços do maior número possível de fornecedores. Pesquise também a qualidade de cada um, peça a indicação de pessoas próximas e procure opiniões sobre o que pretende comprar.

Lembre que um preço mais barato nem sempre é sinônimo de qualidade, mas um preço mais caro também não, e, por isso, recomendações são muito importantes. Verifique ainda se você ou alguém próximo não tem alguns dos itens necessários, como lâmpadas e parafusos.

Por fim, lembre-se de considerar o custo dos descartes no orçamento total. Os prestadores de serviço contratados provavelmente saberão métodos de descarte mais em conta para o que precisa, então vale conversar com eles.

Considere gastos extras

Quem já fez reforma sabe: não importa o quão bem você se planejar, imprevistos durante o procedimento podem acontecer. Após calcular o orçamento da obra, considere um valor de pelo menos 10% a mais para essas despesas não planejadas.

Guarde a documentação

Uma dica importante, caso você declare imposto de renda, é: guarde os comprovantes de compra do material e de Recibo de Pagamento Autônomo (RPA) dos prestadores de serviço registrados na prefeitura.

Dessa forma, você pode atualizar o valor declarado do seu imóvel adequadamente na receita e, quando for vendê-lo, pagar menos imposto por isso.

Prefira obras fora de temporada

Os preços de materiais e serviços costumam ficar mais caros entre o começo de novembro e o início de março, já que muitas pessoas aproveitam o 13º ou as economias que juntaram durante o ano para tirar as reformas do papel.

Por isso, se você estiver planejando uma obra na virada de ano, tente esperar por um momento mais propício para começar a renovar sua casa. O dinheiro que você economiza com isso possibilita mudanças ainda maiores.

Busque soluções criativas

O mercado de produtos para construção está em constante processo de inovação. Isso significa que existem algumas soluções criativas para reduzir o custo da sua obra, se você souber onde olhar.

Por exemplo, suponha que você quer um revestimento de madeira no chão da sala. Em vez de remover todo o chão e colocar madeira de verdade ali, você pode facilitar o processo com revestimentos cerâmicos que reproduzem madeira.

Este é um exemplo de uma solução mais barata e conta com várias vantagens, como dispersar o calor mais fácil e ter uma manutenção mais barata.

Portanto, anote em um papel tudo que você quer para a sua casa e então busque por soluções criativas para atingir esse resultado gastando menos. Também vale a pena buscar referências em blogs e aplicativos como o Pinterest.

Não compre nada antes de ter o planejamento pronto

Um erro comum que muitas pessoas cometem é o de comprar materiais antes de ter o planejamento da reforma pronto. A pessoa começa a ver produtos e acaba caindo em uma promoção de tinta, por exemplo.

Para não perder a oferta, ela compra a tinta, mas só vai usá-la depois de alguns meses. Até lá, o planejamento já mudou ou pode faltar dinheiro para outras coisas.

Primeiro, espere pelo cronograma completo da obra para saber o que tem prioridade. Só então vá procurar pelo melhor preço no mercado.

Avalie possibilidades para pagar à vista

A recomendação para gastos grandes é sempre a mesma: o ideal é juntar o dinheiro antes de gastar e pagar tudo à vista. Mas como nem sempre isso é possível, é importante pesquisar as melhores condições do mercado para que a reforma não deixe dívidas muito grandes.

Uma escolha interessante é pegar um empréstimo online para reformar a sua casa. Existem várias vantagens de contar com essa opção.

Uma delas é a facilidade de pagar tudo (mão de obra, materiais, etc.) "parcelado", já que você pega o dinheiro do empréstimo para pagar à vista e conseguir um melhor negocio. E, só depois, você paga as prestações para quem emprestou o dinheiro. Isso deixa a reforma muito mais acessível.

A Just, por exemplo, além de poder simular e contratar seu empréstimo 100% online, tem atendimento ágil e taxas justas e personalizadas que se adequam ao seu bolso para que você consiga renovar sua casa sem pesar muito no orçamento final.

Desse modo, fica mais fácil deixar o seu imóvel com um jeitinho de lar. E o melhor: a reforma pode ser como você sempre sonhou!

Descubra as possibilidades de empréstimos para reforma

Caso você tenha se interessado em contratar um empréstimo para reformar sua casa, saiba que existem muitas opções disponíveis. Quer ver algumas sugestões de empréstimo para reforma? Então leia a seguir!

Empréstimo Pessoal

O empréstimo pessoal é uma alternativa interessante para quem quer fazer uma reforma em casa. Uma das suas vantagens é a possibilidade de conseguir um bom valor para poder pagar todos os custos da obra.

Além disso, o consumidor não precisa colocar nenhum bem em garantia, sendo avaliado apenas pelo seu perfil financeiro. Para completar, é uma opção com maior flexibilidade no prazo de pagamento (o normal é até 24 meses).

Aqui na Just, é possível solicitar um empréstimo pessoal de até R$35.000,00, com pagamento em até 2 anos. Uma das principais vantagens é que você faz tudo online, em qualquer horário do dia, sem precisar pegar fila no banco. Ótimo, né?

Empréstimo para PJ

Para quem empreende e quer reformar o ponto comercial, pode solicitar um empréstimo para pessoa jurídica. As vantagens são as mesmas de outras linhas de crédito: parcelar o orçamento completo da reforma e ter mais tempo para pagar com condições mais acessíveis.

Para completar, algumas opções de empréstimos para PJ permitem que você faça a contratação do crédito pela Internet. Nesse caso, não é necessário perder horários importantes do dia para ir até o banco e ser atendido. Tudo pode ser resolvido online, o que poupa tempo para você investir no seu negócio.

Empréstimo com garantia de veículo

O empréstimo com garantia de veículo é uma opção interessante para quem procura por crédito para uma reforma. Essa linha de crédito funciona da seguinte forma:

  • o consumidor oferece o automóvel como garantia de pagamento pelo crédito, mas não precisa abrir mão do bem para contratar;

  • com isso, pode pegar até 80% do valor do carro usado como garantia;

  • as taxas estão entre as menores do mercado, pois a garantia reduz os riscos de inadimplência;

  • o pagamento pode ser parcelado por um período mais longo que em outras modalidades de empréstimo.

Veja quais são os critérios para conseguir um empréstimo

Para poder pegar um empréstimo, seja para uma reforma ou para qualquer outro objetivo, é preciso cumprir algumas regras que os bancos e financeiras criaram. Não são requisitos muito complicados, então não se preocupe. Veja a seguir alguns dos requisitos essenciais para conseguir um empréstimo:

  • idade entre 18 e 79 anos;

  • boa pontuação nas ferramentas de análise do Score de Crédito.

Empréstimos que usam veículos como garantia: é necessário que o veículo também esteja dentro das condições solicitadas pela instituição financeira.

Confira as vantagens de pedir um empréstimo para reformas

Se você ainda não se convenceu de como vai pagar pela reforma dos seus sonhos, a melhor maneira de decidir é fazer uma boa análise. Pesar os prós e contras das opções, sabe? Para ajudar, nós listamos a seguir algumas das principais vantagens de pedir um empréstimo para reformas. Veja quais são!

Conseguir juros menores

A primeira vantagem é poder "parcelar" a sua reforma com juros menores. Um empréstimo para reforma ou um tipo de crédito especial, como o com garantia de automóvel, pode ser mais barato do que parcelar os materiais ou serviços no cartão de crédito.

Prolongar o prazo de pagamento

Outra vantagem de pegar um empréstimo para reforma é ter mais tempo para pagar. No caso do crédito pessoal, o prazo pode ser de até 2 anos. Já no crédito com garantia de carro, o prazo pode ser de até 5 anos. Assim, fazer aquela reforma dos sonhos fica mais acessível, né?

Manter uma reserva de dinheiro

Uma das vantagens de contar com empréstimo para reforma é proteger a sua reserva de emergência. Afinal, você não precisa usar esse dinheiro para a obra e a sua vida financeira não fica desprotegida. Caso alguma coisa aconteça, você tem uma solução para se garantir.

Obter o dinheiro mais rapidamente

Além de tudo isso, o empréstimo permite que você consiga o dinheiro para a reforma mais rapidamente. A aprovação é bem rápida, especialmente se for feita pela Internet. Essa aprovação rápida pode ser muito útil, caso você considere que essa linha de crédito é a melhor opção para você.

Agora que você já viu como funciona a possibilidade de pegar um empréstimo para reforma, é hora de se planejar para fazer uma obra em casa. O mais importante é pesar os prós e contras de cada opção que você tem disponível para escolher aquela que realmente é a melhor para você e para deixar sua casa do jeito que você quer.

Quer saber quais as oportunidades de crédito que a Just tem para você? Então venha conhecer a nossa linha de empréstimo pessoal online e faça uma simulação das condições para reformar a sua casa!

Just Explica

Dicas e informações sobre Empréstimo e Finanças!