Como fazer o planejamento de uma reforma?

Muitas pessoas tem medo de reformar a casa por ser algo frequentemente associado a grandes gastos, dificuldades e muito estresse no andamento da obra. Mas isso não precisa ser o seu caso.

Com boa organização, planejamento e uma ajudinha da Just, o desejo do imóvel renovado pode ser alcançado com alegria e praticidade. É só seguir as dicas abaixo:

Planeje a reforma por etapas

Algumas pessoas começam a reforma sem um bom planejamento. E qual a consequência disso? Um estrago tanto na casa (ou no imóvel que deseja reformar) quanto no bolso, duas coisas que você não quer, né?

Por isso, liste tudo que você vai precisar fazer, inclusive a ordem de prioridade. Por exemplo, evite fazer o piso antes de reformar o teto. Assim você evita ter que refazer o trabalho por imprevistos eventuais.

Dividir a obra em várias partes te ajuda a economizar. Às vezes, o orçamento não dá para reformar a casa inteira, mas o banheiro é uma prioridade maior que o quarto, por exemplo. Sabendo tudo que precisa ser feito, você pode dividir o que é urgente do que pode esperar um pouco.

Pesquise custos

Esse é outro passo crucial. Descubra os valores de materiais, peças e serviços do maior número possível de fornecedores. Pesquise também a qualidade de cada um, peça a indicação de pessoas próximas e procure opiniões sobre o que pretende comprar.

Lembre-se que um preço mais barato nem sempre é sinônimo de qualidade, mas um preço mais caro também não e por isso recomendações são importantes. Além disso, verifique se você ou alguém próximo não tem alguns dos itens que você precisa, como lâmpadas e parafusos.

Por fim, lembre-se de considerar o custo dos descartes no orçamento total. Os prestadores de serviço que você contratar provavelmente saberão de métodos de descarte mais em conta para o que você precisa, então vale confirmar com eles.

Considere gastos extras

Quem já fez reforma sabe: não importa o quão bem você se planejar, imprevistos durante a reforma possivelmente vão acontecer. Após calcular o orçamento da obra, considere um valor de pelo menos 10% a mais para essas despesas não planejadas.

Avalie possibilidades de financiamento

A recomendação para gastos grandes é sempre a mesma: o ideal é juntar o dinheiro antes de gastar e pagar tudo à vista. Mas como nem sempre isso é possível, é importante pesquisar as melhores condições do mercado para que a reforma não deixe dívidas muito grandes.

A Just tem atendimento ágil e taxas justas e personalizadas que se adequam ao seu bolso, para que você consiga renovar sua casa sem pesar muito no orçamento final.

➔ Leia também sobre: Como solicitar um empréstimo na Just

Prefira obras fora de temporada

Os preços de materiais e serviços costumam ficar mais caros entre o começo de Novembro e o início de Março, já que muitas pessoas aproveitam o 13º ou as economias que juntaram durante o ano para tirar as reformas do papel.

Por isso, se você estiver planejando uma obra na virada de ano, tente esperar por um momento mais propício para começar a renovar sua casa. O dinheiro que você economiza com isso pode possibilitar mudanças ainda maiores.

Guarde os comprovantes e notas fiscais

Se você declara imposto de renda, guarde os comprovantes de compra do material e de Recibo de Pagamento Autônomo (RPA) dos prestadores de serviço registrados na prefeitura. Assim, você pode atualizar o valor declarado do seu imóvel adequadamente na receita e, quando for vendê-lo, pagar menos imposto por isso.

Just Explica :)

Dicas e informações sobre Empréstimo e Finanças!