Crédito

Tudo sobre empréstimo: 8 coisas que você precisa saber antes de contratar o seu!

Publicado em:

coisas-que-voce-precisa-saber-sobre-credito-pessoal

Pegar dinheiro emprestado pode te ajudar em momentos de aperto no orçamento. Mas, antes de sair em busca de um crédito pessoal, o ideal é que você entenda tudo sobre empréstimo para não cair em golpes e fazer uma escolha consciente e que caiba no seu bolso!

Para isso, separamos as 8 principais dúvidas em torno do empréstimo pessoal para que você possa fazer a sua contratação com mais tranquilidade. Vamos começar?

1 - Quem pode pedir um empréstimo?

O básico para conseguir um empréstimo com juros baixo é atender a alguns requisitos:

2 - Preciso entregar muitos documentos para a análise de crédito?

Os documentos solicitados pelas instituições, de forma geral, são:

  • Documento de identidade para provar que você é você;
  • Comprovante de renda para provar que você tem dinheiro para pagar as parcelas;
  • Extratos bancários para mostrar que sua renda não está muito comprometida com outro financiamento ou empréstimo;
  • Comprovante de residência que mostrem que é possível te encontrar se for preciso.

Ainda podem haver outros documentos e processos burocráticos dependendo da instituição, então vale a pena realizar um levantamento mais detalhado antes de contratar. Ah, e o empréstimo deve ser solicitado apenas em seu nome.

3 - O que acontece depois de pedir uma análise de crédito?

A instituição financeira vai analisar seus documentos e dados e decidir se tem uma oferta de crédito, quanto você consegue pagar e qual será a sua taxa de juros. Toda instituição tem seus critérios, por isso para cada uma pode ser que você tenha uma taxa diferente.

➔ Leia também sobre: Como saber se vou ser aprovado para um crédito pessoal?

4 - Como um empréstimo é liberado?

Todo consumidor tem uma “fama” no mercado financeiro. O nome disso é score de crédito, que nada mais é do que uma nota resumindo se você é um bom pagador.

O score é calculado de diferentes formas em cada instituição ou banco, e é ele o principal fator que indica se o crédito deve ou não ser liberado para cada pessoa.

5 - Só o score decide se vou ter crédito?

Outras características também são levadas em conta, claro, mas todas estão calculadas dentro do score. Recentemente, tem crescido a busca por métodos alternativos, como análise de informações capturadas pelas redes sociais e tentativas de entender com mais clareza como o consumidor lida com o dinheiro.

6 - Quais são as informações que devo ficar atento na hora de solicitar um empréstimo?

A principal informação que você deve se atentar é a taxa de juros(https://www.justonline.com.br/tudo-sobre-emprestimo/taxas-de-juros, e se ela está sendo calculada em formato nominal ou CET.

Uma dica é sempre perguntar pelo Custo Efetivo Total (CET), que é a taxa de juros somada aos demais custos administrativos, como seguros. Essa é a taxa que você vai pagar no fim das contas.

Além disso, tenha certeza de que o prazo de pagamento, a parcela e o valor total a pagar cabem no seu bolso.

7 - Preciso pagar algo para receber meu empréstimo?

Não! Quando uma pessoa está contratando um empréstimo pessoal significa que ela está precisando de dinheiro, certo?

Sendo assim, as instituições financeiras não solicitam nenhum pagamento adiantado para a liberação do empréstimo. Pelo contrário, o tomador do crédito, na maioria das vezes, pode estipular um prazo de pagamento entre 30 a 60 dias para começar a pagar a dívida.

Dessa forma é possível se organizar financeiramente para que as parcelas do empréstimo contratado caiba no bolso e o tomador não caia no endividamento novamente.

8 - Em quanto tempo consigo o dinheiro?

O tempo que o dinheiro pode demorar para cair na conta do tomador do empréstimo pode variar de acordo com a instituição financeira em que o empréstimo está sendo solicitado.

Isso porque, para efetuar o pagamento do empréstimo, cada instituição tem um processo de análise de crédito, aprovação dos documentos necessários e etc.

Quando o assunto é empréstimo online, conseguimos ter processos mais ágeis e eficientes comparado a empréstimos solicitados em agências bancárias físicas.

Na Just, por exemplo, o tempo que demora para o crédito pessoal cair na sua conta é muito curto. Após a aprovação, em até 2 dias úteis você já tem a quantia na sua conta!

Ficou interessado? Faça simule seu empréstimo agora!

Mas, se precisar de ajuda para fazer sua simulação na Just, nós preparamos um infográfico com o passo a passo para você solicitar seu crédito pessoal. como_solicitar_emprestimo_pessoal_infografico

Just Explica

Dicas e informações sobre Empréstimo e Finanças!