7 coisas que você precisa saber sobre crédito pessoal

Pegar um dinheiro emprestado pode ajudar nos momentos de aperto no orçamento. Antes de sair em busca de um empréstimo pessoal, o ideal é que você conheça o passo a passo desse processo e entenda como as instituições financeiras decidem a liberação de uma linha de crédito.

7 coisas que você precisa saber sobre crédito pessoal

1 - Quem pode pedir um empréstimo?

O básico para conseguir um crédito pessoal com uma taxa boa é atender a alguns requisitos: ter entre 18 e 65 anos, residir no Brasil e não ter o nome negativado em birôs de crédito, como Boa Vista SCPC ou Serasa.

2 - Preciso entregar muitos documentos para a análise de crédito?

O que é comum para todas as instituições é que você precisa provar que você é você (documento de identidade), que tem dinheiro para pagar as parcelas (comprovante de renda, e outros documentos que mostrem que sua renda não está muito comprometida com outro financiamento ou empréstimo) e que é possível te encontrar se for preciso (comprovante de residência). Ainda podem haver outros documentos e processos burocráticos dependendo da instituição, então vale fazer uma pesquisa mais detalhada antes de contratar. Ah, e o empréstimo deve ser pedido apenas em seu nome.

3 - O que acontece depois de pedir uma análise de crédito?

A instituição financeira vai analisar seus documentos e dados e decidir se tem uma oferta de crédito, quanto você consegue pagar e qual será a sua taxa de juros. Toda instituição tem seus critérios, por isso para cada uma pode ser que você tenha uma taxa diferente.

4 - Como um empréstimo é liberado?

Todo consumidor tem uma “fama” no mercado financeiro. O nome disso é score, que nada mais é do que uma nota resumindo se você é um bom pagador. O score é calculado de diferentes formas em cada instituição ou banco, e é ele o principal fator que indica se o crédito deve ou não ser liberado para cada pessoa.

5 - Só o score decide se vou ter crédito?

Outras características também são levadas em conta, claro, mas todas estão calculadas dentro do score. Recentemente, tem crescido a busca por métodos alternativos, como análise de informações capturadas pelas redes sociais e tentativas de entender com mais clareza como o consumidor lida com o dinheiro.

No Just, todo o perfil financeiro do consumidor é analisado em segundos, automaticamente, quando a conta bancária é conectada. Assim, é possível encontrar uma oferta de empréstimo com taxa de juros sob medida e mais chance de aprovação.

6 - Quais são as informações que devo ficar atento na hora de solicitar um empréstimo?

A principal informação é a taxa de juros, e se ela está sendo calculada em formato nominal ou CET. Uma dica é sempre perguntar pelo Custo Efetivo Total (CET), que é a taxa de juros somada aos demais custos administrativos, como seguros. Essa é a taxa de juros que você vai pagar no fim das contas.

Além disso, tenha certeza de que o prazo de pagamento, a parcela e o valor total a pagar cabem no seu bolso.

7 - Em quanto tempo consigo o dinheiro?

Depende da instituição financeira que você escolheu e se a documentação está em dia e livre de pendências. Nos casos mais ágeis, como nos empréstimos online, é possível conseguir a liberação em até dois dias úteis.

Equipe Just :)

Tirando todas as suas dúvidas sobre empréstimo pessoal