5 dicas para contratar o segundo empréstimo

Você está pensando em contratar novamente um empréstimo, mas não sabe se é possível ou quais passos seguir para fazer isso? Fica tranquilo que neste artigo você vai poder conferir tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

É possível, sim, solicitar crédito mais de uma vez em uma instituição financeira e o processo é o mesmo que você fez da primeira vez. No entanto, é preciso ficar atento a alguns pontos para que o empréstimo continue sendo um aliado das suas finanças.

Busque o que for mais adequado para você

O primeiro passo antes de contratar novamente um empréstimo é analisar a sua própria situação. Caso você já tenha quitado o pagamento de todas as parcelas do último crédito solicitado e não tenha pedido o limite total oferecido pela instituição financeira, é só iniciar um novo processo de contratação. Na Just, por exemplo, a pessoa só pode tentar solicitar um novo empréstimo caso não tenha nenhum outro em andamento.

Esse tipo de perfil geralmente é o que tem mais facilidade para conseguir um novo empréstimo online, mas atenção: todo pedido passa por uma nova análise de crédito, então não é garantido.

Na hipótese de você estar pagando um empréstimo e querer outro simultaneamente, o ideal é que as parcelas não comprometam mais do que 20% da sua renda mensal. Dessa forma, o seu orçamento não fica comprometido.

Por fim, se você não pagou as parcelas do anterior e quer solicitar um novo crédito para quitar as dívidas, essa não é a melhor opção. Prefira se organizar antes, dar prioridade para cortar os pagamentos com taxas mais altas ou tentar refinanciar a dívida.

➔ Leia também sobre: Peguei um empréstimo para refinanciar outra dívida. O que fazer (ou não)?

Só contrate o segundo empréstimo se for realmente necessário

Outro ponto muito importante é entender para qual finalidade você quer solicitar novamente o crédito. Lembre-se que isso vai comprometer uma parte da sua renda nos próximos meses, portanto o aconselhado é questionar se todas as outras saídas para solucionar o problema já foram colocadas em prática, como “será que cortei todos os gastos desnecessários mesmo?”.

➔ Leia também sobre: Empréstimo x hábitos financeiros: o que fazer para evitar dívidas?

Tente adiantar as parcelas

Uma dica valiosa para evitar atrasos nos pagamentos é tentar adiantar todas as parcelas que conseguir. Isso vai fazer com que você tenha a possibilidade de conseguir os descontos por antecipação, além de terminar de pagar em menos tempo e com valores menores.

Analise bem as condições oferecidas

Depois de entender a própria saúde financeira, é hora de estudar as opções disponíveis para você. Procure sempre a instituição que lhe oferecer as taxas de juros mais adequadas, os melhores prazos de pagamento (que nem sempre são os com maior número de parcelas) e os valores por mês que estão dentro do seu orçamento.

Além disso, existem instituições que tem ofertas específicas para quem já contratou empréstimo. Então, se não forem oferecidas, vale a pena perguntar para saber se existe algum tipo de vantagem para você.

Organização é o ponto-chave

Para manter todas as parcelas em dia você vai ter que organizar muito bem o seu orçamento mensal. Procure sempre anotar todas as despesas, sejam elas fixas ou não, para você ter um controle maior. Pensando nisso, a Just montou uma planilha para tirar essa dica de letra, é só acessar, fazer o download e começar a organizar suas finanças.

Continue acompanhando nossos conteúdos no Just Explica, semanalmente temos novos artigos para te ajudar a cuidar de suas finanças!

Just Explica :)

Dicas e informações sobre Empréstimo e Finanças!