4 dicas para cortar gastos desnecessários

Começar a poupar, ter equilíbrio financeiro ou até mesmo terminar o mês com um respiro para comprar algo que quer muito são alguns dos objetivos que você pode ter quando o assunto é finanças. Uma saída para conseguir isso é começar a cortar gastos desnecessários.

➔ Você sabe como anda sua vida financeira? Acesse o quiz preparado pela nossa parceira BV e descubra em qual patamar você está!

Sempre pensando na sua saúde financeira, a Just separou algumas dicas simples, mas valiosas, que podem causar um bom impacto no seu orçamento mensal.

1 - Tenha uma rotina

No momento de economizar, organização é a palavra-chave. Comece por analisar sua rotina financeira, o que realmente é gasto essencial e o que é supérfluo. Ir à cafeteria depois do almoço? Jantar em restaurante todo fim de semana? Talvez esses costumes tenham que ser deixados um pouco de lado.

Um prática que ajuda muito é anotar com frequência as suas despesas para entender melhor seus hábitos de consumo. Pensando nisso, a Just montou uma planilha perfeita para você conseguir se organizar melhor. Para acessá-la é só clicar aqui

2 - Faça uma lista antes de ir às compras

Ter foco no momento das compras é essencial para evitar qualquer tipo de gasto desnecessário. Por isso, deixe que as listas sejam suas aliadas. Além de fazer com que você não esqueça nenhum item que precise, ainda limita quais produtos você vai levar para casa.

Mais populares em relação às compras de supermercado, as listas também devem ser usadas quando você for adquirir itens em shoppings ou lojas de roupas, onde as distrações podem fazer você comprar mais do que o planejado.

3 - Evite usar o cartão de crédito em excesso

O cartão de crédito pode ser uma armadilha caso você não tenha o controle das suas despesas. Essa forma de pagamento dá a sensação de você pode gastar mais dinheiro do que realmente tem, já que a fatura só chega no fim do mês e você ainda pode parcelar a compra!

Por isso, é necessário usar o cartão de crédito com mais cautela, o que inclui evitar parcelamentos muito longos e só recorrer a ele em compras emergenciais.

➔ Leia também sobre: 5 dicas para usar o cartão de crédito sem dor de cabeça

4 - Crie um calendário para datas especiais

Sabe aquele presente que você comprou por um preço mais alto, porque só conseguiu se lembrar da data em cima da hora? Ou o jantar de comemoração que você prometeu para o seu amigo, mas esqueceu de colocar na agenda? Criar um calendário pode ser bem efetivo para evitar esse tipo de surpresa.

Procure destacar todas as datas importantes em que você sabe que vai precisar ter algum tipo de despesa e também indique o valor estimado que você pretende destinar para isso. Assim, fica bem mais fácil planejar o seu orçamento todo mês.

Just Explica :)

Dicas e informações sobre Empréstimo e Finanças!